INTELIGÊNCIA ATRAI INTELIGÊNCIA

O Blog finanças públicas foi criado para ser uma ferramenta útil para aqueles que são amantes do conhecimento.

domingo, 12 de setembro de 2010

TAE III DE AUDITORIA

FACULDADE PROCESSUS

TAE 3

Aluno:

Curso: Turno:_________ Módulo: _______

Professor (a): FLÁVIO PEREIRA DE SOUSA

Disciplina: FUNDAMENTOS DE AUDITORIA Data: 13/09/2010





EXERCÍCIOS III



Observação: Justifique suas respostas.



1- (AFTN) Sob o aspecto financeiro, indique a proteção que a auditoria oferece à riqueza patrimonial:

a) contribui para a redução da ineficiência e da negligência;

b) possibilita melhor controle dos bens, direitos e obrigações;

c) assegura a maior exatidão dos custos e veracidade dos resultados;

d) resguarda créditos de terceiros, contra possíveis fraudes;

e) inibe a ocorrência de fraude e erros.



2 – (AFTN) Sob o aspecto administrativo, o reflexo da auditoria sobre a riqueza patrimonial é:

a) contribuir para uma melhor adequação na utilização das contas contábeis e do plano de contas;

b) assegurar maior exatidão dos custos e estabelecimento de padrão para os custos diretos e indiretos;

c) melhorar o controle dos bens, direitos e obrigações e proporcionar ainda maior exatidão dos custos indiretos;

d) reduzir a ineficiência, negligência e improbidade dos empregados e administradores;

e) promover eficiência na utilização de recursos humanos e materiais e melhor utilização das contas.



3 – (AFTN) Para o Fisco, quais as vantagens oferecidas por um adequado processo de auditoria?

a) Permite maior exatidão das demonstrações e resultados contábeis.

b) Assegura maior correção dos registros financeiros gerenciais.

c) Aponta falhas nos sistemas de controle interno da empresa.

d) Opina sobre a adequação das demonstrações contábeis.

e) Armazena evidências de erros e irregularidades cometidos.



4 – (AFRF/2000) Assinale a afirmativa falsa:

a) A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que examina a integridade, adequação e eficácia dos controles internos da entidade.

b) A auditoria interna é de competência exclusiva de Contador, devidamente registrado em Conselho Regional de Contabilidade.

c) Os trabalhos do auditor interno não podem ser utilizados pelo auditor de demonstrações contábeis, para não afetar a independência deste último.

d) Auditor interno pode obter provas suficientes para fundamentas suas opiniões através da aplicação de testes substantivos.

e) Auditor interno tem como obrigação assessorar a administração no trabalho de prevenção de fraudes e erros.



5 - Considerando as normas brasileiras de auditoria interna, julgue os itens que se seguem:



1) Em função de o auditor externo passar pouco tempo dentro da empresa, surgiu a auditoria interna, com maior grau de profundidade, visando, inclusive, áreas da empresa como o sistema de controle de qualidade e a administração de pessoal. O auditor interno, que é empregado da empresa, deve executar com independência a auditoria contábil e operacional.



2) A auditoria interna deve exercer uma avaliação independente da adequação e eficácia do sistema de controle interno de uma organização, com o objetivo de certificar que os controles vão otimizar o uso dos recursos.



3) No planejamento da auditoria interna, devem-se considerar fatores relevantes na execução dos trabalhos como a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria, porém, o uso do trabalho de especialistas somente deve ser adotado em auditorias externa.



4) Os procedimentos de auditoria interna incluem os testes de observância e os testes substantivos. Nos testes substantivos, o auditor interno deve aplicar os procedimentos de revisão analítica.



5) Um empréstimo creditado na conta corrente e confirmado no extrato bancário, mas não contabilizado pela empresa, deve ser apresentado na reconciliação bancária, procedimento de auditoria, como redução do saldo do razão.



6) Considere que uma empresa perdeu uma causa trabalhista na justiça que envolve grande vulto e a administração da empresa não tomou conhecimento antecipado dessa situação. Nesse caso, a falha foi de controle interno e não da auditoria interna, considerando que tal situação envolve, sobretudo, o setor jurídico da empresa, que é acompanhado pelo controle interno.



7) O relatório é o documento pelo qual a auditoria interna apresenta, a quem tenha solicitado, o resultado dos seus trabalhos, e deve abordar aspectos como limitações e evidências encontradas. Caso haja necessidade, é possível emitir relatório parcial.



A auditoria governamental consiste no conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública. De acordo com esses preceitos técnicos, julgue os itens seguintes:



8) Cabe à auditoria governamental observar os aspectos relevantes do programa federal Fome Zero, considerando que o objetivo principal desse tipo de auditoria é garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública.



9) Compete ao sistema de controle interno do poder executivo federal, por intermédio da técnica de auditoria, realizar auditoria nos processos de tomadas de contas especiais, quando houver prática de ato antieconômico que cause dano ao erário, visando apurar os fatos.



10) Considere a situação hipotética.

O governo federal, por meio de convenio, repassou recursos para determinado governo estadual. Esses recursos foram alocados à empresa vencedora do certame para construção de um duto, cujo objetivo era abastecer vários bairros. Nessa situação, compete à auditoria comprovar a legalidade e legitimidade desses atos e fatos administrativos, bem como a sua eficácia em qualquer esfera de governo e níveis de poder, excetuando as entidades de direito privado.